O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

domingo, 18 de agosto de 2013

De Lés-a-Lés: Praia da Cacela Velha - Praia de uso e costume

Foto:
Praia localizada na Península de Cacela, junto à aldeia histórica de Cacela Velha. Encontra-se integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas suas águas tépidas e calmas durante o período estival e pela beleza das suas paisagens.


Acesso
O acesso é feito a pé, a partir da praia da Manta Rota, ou então pedindo a um pescador para fazer a travessia da Ria Formosa. Durante os meses de Julho e Agosto, no Sítio da Fábrica, pequena aldeia piscatória próxima de Cacela Velha, alguns pescadores fazem travessias regulares da ria para a Praia da Fábrica, localizada no extremo ocidental da Península de Cacela, junto da barra do Lacém. A partir da praia da Fábrica o acesso é feito a pé até à praia de Cacela Velha.

Aspectos Naturais
A praia localiza-se numa extensa península dunar, de areia fina e branca, que constitui uma barreira física contra o avanço do mar e que protege as águas calmas e pouco profundas da Ria Formosa. As dunas são cobertas por diversas espécies de plantas, que permitem a sua fixação.
A paisagem é muito bela; é possível vislumbrar a Baía de Monte Gordo, a igreja e a fortaleza de Cacela Velha, a Ilha de Tavira, a Ilha de Cabanas, as elevações da serra algarvia, bem como o Cerro de São Miguel.
Foto:

Naturismo
A praia de Cacela Velha, devido ao seu isolamento, encontra-se afastada das grandes enchentes de turistas que caracterizam outras estâncias balneares da região. Por este motivo é muito frequentada pelos amantes do naturismo. Conquanto não seja uma praia naturista oficial, esta prática é tolerada.

A praia de Cacela Velha também é popular entre a comunidade gay e lésbica com preferência pela privacidade das dunas,  pelo que a zona mais familiar se situa no areal da praia .

A frequência é mais elevada durante as tardes de Julho e de Agosto, e nos fins-de-semana mais solarengos e quentes do final da Primavera e do início do Outono. A pouco mais de quinze quilómetros da fronteira, a praia de Cacela Velha é cada vez mais procurada por andaluzes das províncias de Huelva e Sevilha. A prática naturista tem mais de duas décadas e é tolerada

O areal ocupa a maior parte de uma península arenosa, que separa o mar da ria, na extremidade oriental do Parque Natural da Ria Formosa, ao longo de quase dois quilómetros. Percorrer todo este cordão dunar constitui uma experiência idílica, sendo possível vislumbrar toda a baía de Monte Gordo, as ilhas da Fábrica, de Cabanas e de Tavira, a laguna e os seus sapais, a aldeia histórica de Cacela Velha, com a sua imponente fortaleza, e ao longe, as elevações da serra algarvia. Não é por acaso que o jornal The Guardian incluiu a Península de Cacela Velha no top das dez melhores praias da Europa para a prática de caminhadas; para além disso, em anos recentes, foi considerada uma das melhores praias do país pela revista Visão; mar calmo, banhada pelas tépidas águas do Golfo de Cádis, com temperaturas médias da água do mar a rondar os 24ºC durante todo o Verão.


Ver Praia de Cacela Velha num mapa maior 

Usar as coordenadas do Google Earth para uma melhor localização da praia: 
37.1553269267, -7.53683563371
Fonte

Deixa-nos o teu comentário sobre esta praia.

link