O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Se o Yoga pode fazer as pessoas mais felizes ...

Se o Yoga pode fazer as pessoas mais felizes ... 
...imagine o que o Yoga naturista pode fazer por si.

Junte-se a nós nas aulas de Yoga naturista em Lisboa e descubra por si mesmo!


No ano passado, cerca de um em cada dez adultos relataram estar deprimidos. Você consegue adivinhar o principal culpado?

Stresse. Numa era de ter, fazer, e multitarefa, o stress e o estímulo estão por toda parte.

A maioria das pessoas nunca dá tempo suficiente para realmente se descomprimir e relaxar. Mesmo quando vamos de férias, muitas vezes há pouco alívio para as exigências da vida diária, seja trabalho, família ou amigos. Há sempre uma mensagem de voz, texto ou mensagem de correio electrónico à espera de ser atendida. Há sempre mais do que você sente que precisa ou quer fazer.

Então, como é que nestes dias de informações continua e stresse milhões de pessoas encontram não apenas alívio do stress, mas também maiores níveis de paz, alegria e satisfação em suas vidas?



Eles praticam yoga, é claro!

Mais e mais estudos estão confirmando o que os praticantes de Yoga têm vindo a afirmar o tempo todo: Aqueles que sempre praticaram yoga são consistentemente mais feliz. Aqui está o porquê:

1. Uma boa dose de hormonas.
Como qualquer exercício físico, as práticas de asana fazem realmente aumentar os nossos níveis de "sentir-se bem" substâncias químicas no cérebro, como endorfina, dopamina e serotonina. Estas são responsáveis ​​por elevar o seu humor, bloqueando a dor, criando sensações de prazer, amplificação a sua energia e proporcionando maior clarividência. Isto é especialmente verdadeiro para aqueles estilos com mais movimento, como fluxos de vinyasa. Então, da próxima vez que você está pensando para si mesmo, eu não posso fazer mais um fluxo de vinyasa, saiba que o seu cérebro irá estar em processo de misturar um cocktail seriamente doce para você!

2. O alívio da dor.
A dor crónica pode massacrar os sentidos e as funções cognitivas podendo levar à inactividade, passividade, fadiga, insónia, ansiedade e depressão. Como resultado, ela também pode ter um tremendo impacto sobre as relações com a família, amigos e colegas de trabalho. O Yoga pode ser um meio eficaz de aliviar e até mesmo realizar o tratamento da dor, visando suas principais causas: a tensão muscular e mau alinhamento. Houve inúmeros casos de indivíduos que alegaram que o Yoga lhes devolveu as suas vidas de volta, diminuindo ou eliminando a dor crónica.

3. Um aumento da sensação de saúde e bem-estar.
Sentir-se bem é muito mais do que ausência de dor, e o Yoga ajuda a construir um corpo saudável por dentro e por fora. O Yoga não só aumenta a flexibilidade, equilíbrio, força e amplitude de movimento, mas também contribui para a diminuição da pressão arterial, aumento da imunidade, e níveis mais baixos de glicose, sódio, LDL e VLDL (colesterol ruim) e triglicéridos. Além disso, todas as curvas, torções e movimentos subtis de Yoga ajudam a estimular os órgãos internos e eliminar as toxinas. Quando seu corpo é forte, flexível, livre de toxinas, quimicamente equilibrado e correctamente regulado, você começa a emitir um tipo de radiação que brilha em todos os aspectos de sua vida.

4. Atenção focalizada.
Ao contrário de algumas outras formas de exercício, no Yoga exige uma grande quantidade de foco - não só sobre o posicionamento dos ossos e músculos em cada pose, mas também sobre a qualidade e o fluxo da respiração. Este foco chama-lo para dentro, longe do barulho e do caos do mundo exterior. Como disse um dos meus professores tão sucintamente, Yoga nos ajuda a transição de estimulação externa à sensação interna. Essencialmente, todas as práticas asana tornam-se uma meditação em movimento. Dá nossos cérebros uma muito necessária pausa de sobrecarga contínua, multi-tarefa e informações. Estudos mostram que esse tipo de atenção dentro das aulas pode realmente levar a efeitos duradouros fora das aulas, incluindo a melhoria da memória, atenção e concentração.

5. Um impulso de confiança e um maior senso de auto-estima.
Nossa confiança cresce naturalmente como nossas mentes e corpos transformados através do Yoga. Melhoria da destreza física, flexibilidade, força e postura, bem como a capacidade de gerir o stress, relaxar e chegar a um lugar de profunda calma interior, tudo contribui para uma visão mais positiva, especialmente sobre nós mesmos. Além disso, o Yoga encoraja-nos a mostrar mais compaixão para com nós mesmos. Em cada pose, é-nos dada a oportunidade de trabalhar com qualquer auto-julgamentos que possam surgir. Quanto mais somos capazes de desligar das muitas pressões e expectativas colocadas em nós pelo mundo externo, mais somos capazes de conectar-mos com a verdadeira essência e beleza do mundo interno.

6. Fortalecimento das relações.
Nossas interacções com os outros tendem a reflectir o nosso estado de espírito. Quando nos estamos sentindo mais calmos, claros e centrados,  cria-se um efeito cascata que é sentida por todos ao nosso redor, especialmente naqueles que nos são mais próximos. Tem sido dito muitas vezes que um sorriso é contagiante, e isso também é verdade para os efeitos de centralização e revitalização de Yoga. Além dos efeitos em cascata, o Yoga realmente promove a abertura de espírito e auto-reflexão. O Yoga nos ajuda a tornarmos-nos mais pacientes, compassivos, e presentes com nós mesmos - habilidades que são extremamente importantes para o desenvolvimento e fortalecimento das relações.

7. Escolhas de estilo de vida
A prática de Yoga consistente tende a levar a uma melhor tomada de decisão em geral. Os alimentos que comemos, os projectos que perseguimos, as pessoas com quem passamos muito tempo, e a quantidade de tempo que dormimos, todos contribuem para a nossa experiência de vida e nível de felicidade. Finalmente, o Yoga estimula um profundo sentimento de gratidão e reconhecimento - para nós mesmos, nossos professores, nossos amigos, nossa família, e nossas experiências, mesmo as mais difíceis. Quando a gratidão se torna a lente através da qual vemos a vida - quando pararmos de tomar as pequenas coisas como garantidas - a vida fica muito mais doce.

Para todos os praticantes de, encontram uma razão ou motivo que eu me tenha esquecido? Por favor, adicionem os vossos pensamentos nos comentários!

Felicidades para a vossa prática de Yoga e uma vida de felicidade!


Fotografias:
Shutterstock.com
Tantra Lougue

Sobre o autor

Originalmente publicado em - link

Tradução livre por FPN