O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Natural: Opinião, por Sieglinde Ivo

Dentro das comemorações da Semana Mundial do Naturismo, o CNC - Clube Naturista do Centro, publicou uma edição especial do seu magazine "O Natural".

Para esta edição o Clube, através da Federação Portuguesa de Naturismo, endereçou  um convite a Sieglinde Ivo - Presidente da Federação Internacional de Naturismo - solicitando a sua contribuição com um artigo alusivo a este período comemorativo.

O conteúdo do artigo pelas opiniões e sugestões que inclui é do intresse de todos os naturistas, nudistas e afiliadas da FPN pelo que tomámos a liberdade da sua publicação e divulgação nos blogs da Federação.

Pelos mesmos motivos e seguindo a sugestão dada, a publicação será enviada a todas as federações acompanhada do texto já publicado no nosso blog em inglês, sendo ainda enviada as todas as entidades filiadas na FPN.

Aproveitamos o memomento para incentivar publicamente todas a entidades filiadas na FPN a seguirem ações idênticas através de um trabalho conjunto com a Federação Portuguesa de Naturismo e a Federação Internacional de Naturismo para promover, divulgar e explicar toda a informação possível e adequada acerca da nossa filosofia e estilo de vida.

Opinião, por Sieglinde Ivo


A revista “O Natural” será lançado como uma edição especial e, além disso, tenho o prazer de felicitá-los por este passo.

A publicidade através de revistas impressas ou internet nunca é demais especialmente para nós Naturistas.

Embora circulem muitas publicações, temos de explicar o nosso modo de vida, a fim de nos protegermos de afirmações lesivas.

Vivemos em harmonia com a natureza, protegemo-la, e sentimo-nos livres, relaxados, e bem sem nenhuma roupa.

Claro que aceitamos a opinião das outras pessoas mas gostaríamos de enfatizar, que também desejamos ser aceites sem qualquer preconceito.

Portugal é um país bonito e oferece muitas oportunidades aos naturistas com as suas longas praias mágicas.

Em comparação com outros países europeus Portugal tem muito mais dias de sol e, portanto, é benéfico o desenvolvimento e suporte do naturismo nesta região.

Através desta publicação dá-se mais um passo nessa direcção a fim de facultar e manter a liberdade incondicional para todos os naturistas


Simbolicamente entrego este ramo de flores e desejo-vos tudo de melhor para a vossa sua campanha e certamente irei reencaminhar a vossa revista a todas as federações.

Com os melhores cumprimentos

Sieglinde Ivo
INF-FNI President
Original English version

Artigos desta edição especial:
Todos os artigos serão publicados no Blog do CNC, facilitando a sua tradução para outras línguas.
    Carregando na imagem encontra todas as publicações online do magazine do CNC: