O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

sábado, 14 de junho de 2014

WNBR - 2014



World Naked Bike Ride


A World Naked Bike Ride (WNBR), é uma campanha global em que os participantes  pedalam juntos sem a obrigação de usar roupas utilizando veículos não motorizados como bicicletas, skates e patins).

Os corpos nus da campanha chamam a atenção dos motoristas e da sociedade para a fragilidade dos ciclistas e pedestres no dia a dia do trânsito.

Ao não utilizar roupas, os aderentes dão visibilidade aos meios de transportes não motorizados e deixam de ser, durante a campanha, invisíveis.

O objetivo é promover uma visão de segurança no trânsito, de não poluição e de positividade em relação aos corpos das pessoas. É, ao mesmo tempo, um protesto contra os efeitos negativos de petróleo, automóveis e energias não-renováveis.

O código de (despir) vestir é mais nu que a pessoa ousar, do inglês as bare as you dare.

A nudez total ou parcial é encorajada, porém não é obrigatória em todas oe eventos ao redor do mundo.

A não obrigatoriedade de cobrir as partes íntimas diferencia essa pedalada dos outros eventos ciclísticos.

A primeira edição oficial do evento ocorreu em 12 de junho de 2004 simultaneamente na Austrália, na Itália, nos Países Baixos, na Rússia e nos Estados Unidos. Durante o tempo também houveram edições na Áustria, no Canadá, na República Checa, na Dinamarca, na França, em Israel, no Japão, na Letónia, na Nova Zelândia, na Polónia e na Espanha.

Aqui podem encontrar vídeos de vários eventos organizados já em 2014, a data do evento varia de país  para país, sendo o dia de hoje o mais concorrido na Europa.

Alguns vídeos mostram o espírito e a boa disposição presentes nestes eventos que são realizados de forma divertida e descontraída pelos participantes.

14 de Junho é a data escolhida em todo o hemisfério norte para a realização de mais um WNBR. Com este evento pretende-se demonstrar a fragilidade do corpo humano perante o automóvel, daí ser um evento onde os participantes vão o mais nús que conseguirem. Pretende-se igualmente demonstrar que existem meios de transporte suaves, amigos do ambiente, que ajudam a que as nossas cidades sejam locais agradáveis para se estar e viver.

Porque a presença de todos é muito importante, não deixes de marcar presença neste evento.















No facebook encontram também vários eventos agendados para hoje e uma pesquisa pela internet mostra uma informação muito completa sobre o evento.

Portugal



Num pais de hipocrisia e cinismo onde a droga e a prostituição contam para para as contas as contas publicas permitindo um maior endividamento do pais,  este evento não é autorizado ir a nu pelo que consiste na realidade numa W(N)NBR - World (Non) Naked Bike Ride.

O entanto o nu como opcional a este evento em tudo o mundo, não impede em solo lusitano que a sua proibição impeça a mensagem mais importante agregada a este evento.

A segurança, a poluição e a fragilidade dos ciclistas é assim divulgada e alcançada através dos media nacionais.

Ao contrário de outros países em Portugal este evento é apenas realizado numa cidade.




 
WNBR Lisboa

Já na sua 4ª edição o evento tem ganha espaço e mediatização, alcançando deste modo o seu objectivo.

A prova deste ano conta com um percurso novo e realiza-se a partir das 15H00 no Marques de Pombal