O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

domingo, 17 de agosto de 2014

Portugal vai NU

A excelente reportagem publicada pelo jornal Publico em 16 de Agosto sobre as praias oficiais naturistas em Portugal.

"Damos a volta às sete praias oficiais de naturismo em Portugal. Visitamos um turismo rural naturista. E conversamos com o presidente da Federação de Naturismo..."

Os nossos parabéns aos autores por este trabalho, pela visita às praias e pelas entrevistas realizadas.

Um artigo simples, directo e despido de preconceitos.

Uma palavra de apreço e agradecimento a todos os entrevistados pelo seu contributo para este artigo e pela opinião dada sobre cada espaço visitado.

Um trabalho de Alexandra Prado Coelho, Luís J. Santos e Mara Gonçalves que ajuda a por a nu alguns dos problemas existentes como a falta de sinalética, a invasão têxtil ou a falta de apoios de praia. 
Uma extensa reportagem em 8 paginas , capa de suplemento e grande destaque na capa do jornal num grande contributo para a divulgação e promoção do naturismo e para ajudar a  desmistificar do nudismo.

Por ser uma viajem pelas praias oficiais ficaram de fora referencias ao Norte de Portugal pondo a nu o muito que ainda falta fazer "Aquemtejo".

As praias que faltam oficializar, o associativismo que falta implementar e os espaços que faltam nascer.

O artigo mostra ainda o trabalho que falta realizar  "Alentejo", uma tarefa de carácter continuado que nunca se esgota e que esbarra nas dificuldades de uma estrutura voluntária e recursos escassos.

Um artigo com forte divulgação nas redes sociais, onde as criticas e os elogios se misturam, contribuindo para o debate e a divulgação do tema.

A defesa do nudismo, as diferenças entre o naturismo e o nudismo, e as particularidades de Portugal sobre estas duas temática são sempre um excelente tema de debate que fica para artigo futuro.

O verão é época de naturismo na comunicação social mostrando o que temos, mas acima de tudo mostrando o que ainda não temos.

É uma época de balanço anual, de sabermos e mostramos o que temos , o que somos e como aqui chegamos.

É uma época de alerta para todos os utilizadores, naturistas e nudistas sobre a fragilidade do trabalho alcançado.

"A luta continua" num país onde as leis mudam ao sabor da corrente e outras são criadas com objectivos precisos, acreditar que a nosso lei é vitalícia, que as nossas praias estão seguras, é como acreditar em contas de fadas, castelos encantados ou no pai natal.

"A luta continua" num país onde a juventude emigra e está actualmente pouco adepta do associativismo naturismo, dificultando a regeneração e pondo em perigo a sustentabilidade das associações que se dedicam a defender o naturismo em Portugal.

Um trabalho continuo que esbarra na falta de voluntários e  na falta de organizações em várias regiões do país para dar continuidade e apoio aos naturistas e nudistas que nelas residem.


Deixa-nos a tua opinião sobre as vantagens e desvantagens da exposição do naturismo na comunicação social e do seu impacto sobre a utilização nas praias e espaços em Portugal .
 
 Fonte: Jornal Publico   #jornal publico #naturismo #praia #nudismo #media
O actual Presidente da FPN e sua esposa Presidente Adjunta (Foto Jornal Publico).